728 x 90
[lbg_audio8_html5_shoutcast settings_id="1"]

Israelenses vão embora de Rondônia 4 dias após chegarem em reserva para controlar incêndios

Volta dos Bombeiros foi determinada pelo Ministério da Defesa. Equipes tinham chegado na reserva no sábado (7), em Porto Velho.

Os bombeiros israelenses enviados a Rondônia na semana passada, para ajudar no combate das queimadas, foram embora do estado na terça-feira (10). O encerramento dos trabalhos aconteceu quatro dias depois da equipe chegar na Floresta Nacional Jacundá para controlar os focos de incêndios. A determinação do retorno foi expedida pelo Ministério da Defesa.

Segundo a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, os israelenses chegaram na base militar montada dentro da Floresta Nacional Jacundá no sábado (7), em Porto Velho.

Neste período dentro da reserva, o Exército diz que o efetivo de Israel participou de “briefings e trocas de experiências, no Centro de Monitoramento da Operação, em Porto Velho, onde foram apresentados equipamentos de combate a incêndios em zonas rurais, sensores tecnológicos, drones e aplicativo desenvolvido para a missão”.

Os israelenses também combateram focos de incêndios, compondo patrulhas combinadas ao lado de brigadistas brasileiros. Porém, o número de focos apagados não foi divulgado e nem se há queimada em andamento dentro da reserva.

Na segunda-feira, os militares de Israel deixaram Rondônia e ficarão à disposição do Ministério da Defesa, em Brasília (DF).

Queimadas em RO

Ao todo, em agosto, os municípios de Porto Velho e Candeias do Jamari (onde está a UC) tiveram, respectivamente, 2.021 e 588 alertas de queimadas no BDQueimadas (satélite de referência, Aqua). Até este sábado (7), Porto Velho registrou 114 focos e outros 15 também foram identificados em Candeias do Jamari, segundo o Inpe.

No fim de agosto, o Exército divulgou imagens das Forças Armadas tentando controlar os incêndio na reserva Jacundá. Na ocasião, Prevfogo, Força Nacional, soldados do EB e bombeiros foram enviados à reserva para combater os focos de incêndio.

Jacundá

Criada em 2004, a Flona de Jacundá está localizada ao norte do estado de Rondônia e tem uma área de 220.644 hectares. A unidade de conservação está localizada entre os municípios de Porto Velho e Candeias do Jamari.

Segundo o Ministério da Agricultura, o Plano Anual de Outorga Florestal 2009 autorizou a concessão de 112 mil hectares da Jacundá para o manejo florestal.

Fonte: G1.Globo

banner plan materia

Comentarios

os comentaio sao de sua problia responsabilidade *

Novidades